Estes artigos irão fornecer ao leitor com um vislumbre do início do movimento fora das instituições e para a Comunidade. Para conhecer a história é ter uma melhor compreensão do futuro.
O essencial destes artigos será na década de 1970 e o início dos anos 80 como aqueles foram anos de litígio de ação de classe contra o estado de Nova York e a escola estadual Yorkville em Staten Island, Nova Iorque, uma grande instituição de habitação, no momento, mais de 7000 mentalmente retardados e desativado desenvolvente residentes.
Os post-1975 anos também foram os anos da deinstitutionalization de larga escala, um êxodo de indivíduos que foram mentalmente retardado de Yorkville para a Comunidade onde eles agora vivem e participar de programas. Uma breve revisão geral dos anos pré-1970 irá adicionar a uma compreensão dos eventos anteriores a chamada para deinstitutionalization.
Instalações residenciais públicas para as pessoas que eram mentalmente e ou desenvolvente deficientes foram superlotadas, nas bilheteiras e insuficientemente financiados. O custo de manutenção por residente ranged from aproximadamente três dólares para doze dólares por dia
Quase todas as instituições do Estado foram bem mais de suas capacidades e a maioria das pessoas empregadas nestas instituições foram não-profissionais, e muitas unidades foram bloqueadas. Mesmo na Escola Estadual de Yorkville, onde havia sem paredes em torno dos edifícios, havia portas fechadas e residentes não tinham programação proposital
Na década de 1970, um grupo de pais de crianças que residiam na Escola Estadual de Yorkville, Staten Island, Nova Iorque, juntamente com a New York State associação de retardado Children, trouxe litígios de acções colectivas contra o governador do Estado de Nova Iorque, o Comissário do departamento de Higiene Mental, que operou Yorkville e vários outros altos oficiais de Estado alegando que os residentes da Escola Estadual de Yorkville foram negados seus direitos constitucionais sob o oitavo e décimo-quarto Alterações.
Posteriormente, o caso foi levado a julgamento, mas, antes do julgamento foi concluído, os demandantes e os réus concordaram em uma sentença de consentimento agora conhecido como decreto de consentimento Willowbrook (1973). O decreto de consentimento escrito especificamente as normas e procedimentos necessários para obter os direitos constitucionais dos residentes e protegê-los contra danos.
Além de chamar para varrer alterações dentro da escola de estado de Yorkville, o decreto de consentimento Willowbrook foi instrumental em fornecer o ímpeto para o processo de Deinstitutionalization do Estado de Nova York que levou ao estabelecimento de centenas de casas para indivíduos retardados e deficientes em comunidades em todo o Estado.