Dor ACL, diagnóstico e tratamento - deve I See e cirurgião ortopédico?

O ligamento cruzado Anterior ou ACL, situada no fundo da articulação do joelho, conectando o osso da coxa com o osso de canela. Sua função é para impedir o avanço excessivo de shin em relação a coxa e também para evitar a excessiva rotação no joelho conjunta.



A ACL pode ser ferido de diversas maneiras, mais notavelmente pelo desembarque de um salto para um joelho dobrado e depois torcer ou desembarque em um joelho que é prorrogado. Em esportes de colisão, contato direto do joelho de adversários pode causar danos à ACL. Devido a quantidade de força necessária para danificar o ACL-lo não é incomum para outras estruturas dentro do joelho, como o menisco ou ligamento medial também estar danificado e pode exigir um diagnóstico profissional.



Um impacto moderado contra o lado interno da articulação do joelho faz com que o ligamento colateral Lateral a ruptura. Um impacto mais violento faz com que o ligamento cruzado Anterior também ruptura. Em casos graves o ligamento cruzado Posterior ruptures.



Lesões ACL foram relatados com freqüência maior agora do que nunca, que pode ser devido ao aumento da intensidade da actividade desportiva. No futebol, relata-se que para cada 1000 horas de futebol jogado lá (formação e correspondências) estão entre 4 e 7 lesões ACL. Muitos jogadores profissionais de alto perfil têm sofrido esse prejuízo incluindo Paul Gascoigne, Alan Shearer, Gustavo Poyet, Roy Keane e Ruud Van Nistelroy.



Sinais e sintomas
No momento da lesão a pessoa pode experimentar uma sensação ajuste profunda dentro do joelho. Vai haver dor, proporcional ao vigor e grau de danos a outras estruturas dentro do joelho conjunta. Em alguns casos a pessoa pode sentir-se capaz de continuar a jogar, mas tão logo o ligamento é colocado sob tensão durante a atividade esportiva, a articulação do joelho se tornará instável. Um exemplo clássico disso foi Paul Gascoigne durante a 1991 Final da FA Cup, que tentou continuar a jogar antes de ser carregado para fora.



A razão que a pessoa é incapaz de continuar é que a função moderadora da ACL é ausente e há excessiva rotação e movimento para a frente de shin em relação a coxa. Depois de algumas horas a articulação do joelho irá tornar-se dolorosamente inchada devido ao que é chamado um haemarthrosis - hemorragia dentro do conjunto. Este inchaço fornece uma função protetora, não permitindo que a pessoa usar seu joelho.



Tratamento
Durante a fase aguda da lesão (as primeiras 48-72 horas) diagnóstico exato é muito difícil devido ao inchaço bruto ao redor da articulação. Uma vez que o tratamento inicial para diminuir o inchaço tomou afetam o diagnóstico clínico pode ser possível. Isto pode ser alcançado o pessoal médico, realizando testes de esforço sobre os ligamentos do joelho - o grau de debilidade na articulação do permitirá que o clínico estimar o grau de danos. Se houver qualquer dúvida, ou para confirmar os testes clínicos, o paciente é enviado para novas investigações. Mais comumente uma varredura MRI é usada para verificar o nível de lesão no joelho. Em alguns casos o MRI scan pode dar uma imagem clara dos danos e pode ser necessário examinar a articulação com um arthroscope. A combinação desses achados permite que o consultor ortopédico construir uma imagem da extensão dos danos.



O tratamento da lesão ACL é variam de acordo com a quantidade de dano e o comprometimento funcional subseqüente, a idade do paciente e o nível de actividade desportiva. Se o diagnósticos investigações revelem apenas uma lágrima parcial de algumas das fibras da ACL, e há instabilidade mínima, uma abordagem conservadora com uma fisioterapeuta geralmente é indicada. Esta opção também é mais prováveis para adolescentes e mais sedentários indivíduos. No caso de indivíduos que estão envolvidos em um nível elevado de esporte onde um grau de instabilidade é funcionalmente inaceitável, reconstrução cirúrgica do ligamento é o caminho mais seguro para restaurar a função normal.



Cirurgia para reconstruir o ACL evoluiu além do reconhecimento desde a primeira reparação ACL em 1963. Em 1980, cirurgião de Cambridge David Dandy tinha começado usando uma técnica artroscópica. Desenvolvimento continuou desde então e a mais recente técnica cirúrgica é um procedimento artroscópica onde uma faixa de tendão da patela do joelho do paciente é removida e usada como um enxerto para substituir o ACL.



Além de avanços no procedimento cirúrgico, houve avanços na reabilitação pós-operatória que viram uma retorno a plena atividade na maioria dos casos em menos de seis meses.