Um homem com baixa contagem de esperma

Um homem de 35 anos de idade foi para uma clínica privada para um pre-martial check-up e disseram que ele era infértil. Ele foi diagnosticado a tuberculose 5 meses atrás e foi sobre a terapia anti-TB padrão. Houve não significativas do passado histórico médico e ele não bebem nem fumam. Ele tinha não penetrante sexo com sua namorada em breve-a-ser-casado, mas ele negou qualquer outro contato sexual. Ele foi extremamente preocupado com a possível infertilidade. No exame ele parecia magro e ligeiramente pálida. Havia sinais de um derrame pleural pequeno à esquerda. Exame abdominal foi normal. Características sexuais secundárias estiveram presentes e os testículos eram normais.Testes de urina de quarto lado eram normais.



Pergunta 1: Como você iria investigar este paciente?



A análise seminal revelou oligospermia significativa. No entanto, uma amostra de sémen único é frequentemente inadequada para a avaliação da fertilidade potencial. Recomenda-se que pelo menos dois e de preferência três sémen amostras ser obter um período pelo menos um mês com 3 dias de abstinência anteriores à colheita. Uma questão importante na interpretação de sêmen análise é que a actual baixa contagem de espermatozóides é um reflexo da espermatogênese diminuição começado há mais de 2 meses. O paciente pode ter tido problemas de saúde na época, e o resultado pode não ser indicativo do presente estatuto spermatogenic.



Como para investigações de sangue, devemos ter uma função renal e hepática de hemograma completo, ESR, testes no peito x-taxas importantes para definir a patologia. O soro FSH é um indicador importante para espermatogênese, a testosterona e hormônio luteinizante (LH) também pode ser útil para delinear uma causa subjacente do sistema endócrina.Estudar a possibilidade do envolvimento tuberculoso da próstata e vesículas seminais inclui por exame rectal da próstata, vesículas seminais e provas de um espessamento vas. Um ultra-som da próstata (TRUS) e ultra-som de são úteis. Fluido de urina, sêmen e próstata deve ser enviado para bacteriano e culturas AFB.



Pergunta 2: O que são os diagnósticos diferenciais?



Tuberculoso envolvimento do trato genital é uma causa provável do problema. Como o paciente ainda tem sinais sugerem infecção tuberculosa activa, hematogênica propagação da doença para o trato genital é provável. A contagem leucocitária aumentada e a motilidade diminuição do sémen também refletem isso. O site mais comumente envolvido são a próstata e as vesículas seminais, se não houver nenhuma anormalidade clinicamente detectável.
Outro possível diagnóstico diferencial inclui espermatogênese defeituoso devido a principal falha testicular.A diminuição da motilidade e esperma a contagem também pode ser causada por uma infecção de subliminar da glândula acessória masculina, embora seja incomum ter oligospermia esta medida.A quimioterapia anti-TB presente não é uma causa provável deste grau de oligospermia, embora geral de problemas de saúde podem causar uma diminuição contagem de esperma.



Pergunta 3: Como você gerencia este paciente?



Este paciente é provável que tenha tuberculose envolvendo o trato genital. Isso pode ser fundamentado por um exame anormal, aumento ESR ou esfregaço positivo o líquido seminal ou amostra de urina. O paciente pode precisar ser reenviado à clínica de especialista TB para gerenciamento.Pode envolver reavaliação da eficácia e sensibilidade a quimioterapia e a revisão de tratamento da toxicodependência se necessário.



A medição de plasma FSH é útil primário de secundário falha testicular com azoospermia obstrutiva. Um nível elevado de FSH (mais de 2 vezes o valor normal) é presumido de danos graves e irreversíveis normalmente tubules de tubular. O diagnóstico de falha primária testicular é feito, e não há nenhuma chance de melhorar a situação. Se o soro FSH é normal, testicular biópsia pode ser consideredto delinear o site da obstrução.Desde a mobilidade de diminuição do esperma, contagem e a presença de leucócitos podem indicar uma infecção subclínica da glândula acessória masculina, um curso de avaliação de antibióticos talvez útil para melhorar a contagem de esperma.Uma vez que o paciente ainda não começou a relação sexual normal, é um pouco cedo para ir para a conclusão da infertilidade. Mas para oligospermia esta medida, a fertilidade potencial é questionável. Esta baixa contagem de espermatozóides faz a taxa de sucesso de fertilização in muito baixo. Eles podem exigir técnica de injecção (ICSI) de esperma citoplasmáticos para auxiliar na fertilização. Eles podem também considerar outras opções alternativas como doador inseminação ou adopção.